Antes de haver internet, as grandes concentrações de informação encontravam-se quase em exclusivo nos livros, revistas e publicações em geral, que, por razões logísticas, são de acesso e consulta mais limitada. Uma limitação óbvia é o facto de não serem pesquisáveis de forma automática.
Com o aparecimento e desenvolvimento da internet, há que saber tirar partido das suas potencialidades, uma vez que o volume da informação disponibilizada é crescente e a sua qualidade muito variável. Para isso, usam-se os chamados «motores de busca» e alguns procedimentos que nos ajudam a tornar mais objetiva a nossa pesquisa.
Um motor de busca ou motor de pesquisa é um sistema de software projetado para encontrar informações armazenadas num sistema computacional a partir de palavras-chave indicadas pelo utilizador, reduzindo o tempo necessário para encontrar informações.
Os motores de busca surgiram logo após o aparecimento da Internet, com a intenção de buscar qualquer informação na rede, apresentando os resultados de uma forma organizada, rápida e eficiente.
Neste momento, há inúmeros motores de busca disponíveis, sendo o mais conhecido o Google.
O Bing da Microsoft é o segundo mais usado depois do Google.
O Yahoo existe há mais tempo do que o Google e, embora alguns o achem desatualizado, é o terceiro mecanismo de pesquisa mais popular do mundo. É até o mecanismo de pesquisa padrão do Firefox.
DuckDuckGo é o motor de pesquisa indicado para quem valoriza a sua privacidade.
Em Portugal, existem o Sapo e o AEIOU.
SABER PESQUISAR
Mas, seja qual for o motor de busca utilizado, para obter uma melhor informação, é importante saber pesquisar.
A utilização das melhores estratégias para pesquisar vai contribuir para apurar a qualidade da informação selecionada e ganhar tempo.
Quando se pretende efetuar uma pesquisa em linha, é fundamental:
1 – identificar claramente o tema a ser pesquisado;
2 – localizar o tema no tempo e no espaço;
3 – definir o que se quer encontrar sobre ele.
É a partir daí que se devem escolher as palavras-chave. Estas devem ser várias, substantivos de preferência.
Realça-se que: não é feita distinção entre maiúsculas e minúsculas; o uso de acentos é facultativo; expressões com menos de três caracteres não são consideradas relevantes.
Exemplo: Pesquisar sobre transmissão da gripe das aves ao ser humano
Colocar: Gripe aves transmissão ser humano
PESQUISA AVANÇADA
Face à enorme quantidade e às diferenças de qualidade da informação disponível na rede, podemos usar alguns procedimentos que nos ajudam a tornar mais objetiva a nossa pesquisa. Entre outros podemos usar:
- sinais + e - ;
- aspas;
- operadores boleanos;
- pesquisas dentro de sites;
- Pesquisa de formatos de ficheiros específicos;
- …
USAR SINAIS (+ e -)
+ indica os termos que se deseja
- indica os termos que não se quer que apareçam nos resultados de pesquisa
Exemplo: se quiser informações sobre o navegador Vasco da Gama
Colocar: Vasco da Gama -ponte
USO DE ASPAS (” “) E ASTERISCO (*)
Sempre que procuramos uma frase ou expressão completa, devemos colocar aspas no princípio e no fim da frase. Exemplo: «As armas e os barões assinalados».
Quando pretendemos pesquisar uma frase e há algumas palavras de que não nos lembramos, estas devem ser substituídas por um asterisco. Exemplo: Mais vale um * na mão que * a voar
OPERADORES BOLEANOS (or, and, not)
Revolução and abril – procura registos onde constem as duas palavras
Revolução or abril – procura registos onde conste um ou outra palavra ou ainda ambas as palavras
Revolução not abril – o not significa o mesmo que o sinal – (menos)
PESQUISA DENTRO DE UM SITE (site:)
Permite fazer pesquisa dentro de sites, normalmente de forma muito mais eficiente do que as funcionalidades de pesquisa do próprio site.
site:www.rtp.pt ponte vasco gama aumento portagem
FORMATO DE FICHEIROS (filetype:)
Para pesquisar documentos em formatos específicos, por exemplo, documentos .doc ou .pdf
Colocar os termos a pesquisar seguidos da indicação filetype:formato
Exemplo: descobrir um mapa de Lisboa em formato .pdf
Colocar: Mapa Lisboa filetype:pdf
PESQUISA DE SITES PORTUGUESES (site:pt)
Se o motor de busca não limita o campo de pesquisa, colocar a seguir à palavra-chave, a expressão site:pt
OPÇÕES DE PESQUISA DO GOOGLE
O Google tem várias ferramentas que permitem usar um ou mais operadores, de forma simples, rápida e eficaz.
No MENU (na parte superior da página de pesquisa), é possível especificar o tipo de documento que se pretende pesquisar: Tudo (todos os tipos), Imagens, Vídeos, Mapas, Notícias, Livros, Aplicações e outras. Este menu não tem sempre a mesma apresentação.
Nas Ferramentas de pesquisa (no citado MENU), é possível definir o país, o idioma, a altura da publicação e outros operadores.
Nas OPÇÕES (ícone da roda dentada no canto superior direito da mesma página), secção Resultados da pesquisa, pode ativar-se a função «Pesquisa segura», que bloqueia a exibição de conteúdos adultos, e definir a quantidade de resultados mostrados por página.
Na secção Idiomas, é possível escolher a língua a usar durante as pesquisas.
Na secção Pesquisa avançada, é possível colocar os termos a pesquisar num ou mais campos referentes aos diversos operadores de pesquisa (sinais, aspas, booleanos, relacionados, valores numéricos, língua, url, tipo de ficheiro, direitos de utilização, datas…)
Há também Opções e Ferramentas de Pesquisa, com funções adaptadas a cada caso, nas Imagens, nos Vídeos, nas Notícias, nos Livros, nas Aplicações…
OUTRAS FUNCIONALIDADES
- Digitando os algarismos de uma operação aritmética, separados pelo símbolo respetivo (* multiplicação, / divisão, + adição, - subtração), surgirá o resultado numa calculadora, que pode ser usada.
- Digitando a palavra tempo seguida do nome de uma localidade, surgirá um painel com os resultados meteorológicos dessa terra.
- Digitando um endereço postal, surge a sua localização num mapa. - Digitando a palavra filmes, surge à cabeça dos resultados, uma lista dos filmes em exibição no momento.
- Digitando filme: [nome do realizador ou título do filme]
- Ou digitando música: [título da música ou banda], surgem listas específicas à cabeça dos resultados.
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