quarta-feira, 20 de maio de 2020

Como criar uma webquest


A WebQuest (também conhecida como Aventura na Web) é definida pelo seu autor, Bernie Dodge (1995), como «uma actividade orientada para a pesquisa em que alguma, ou toda, a informação com que os alunos interagem provém de recursos na internet». Estes recursos devem ser previamente seleccionados e avaliados pelo professor, de maneira a orientar o trabalho dos alunos para informação credível e adequada ao seu nível etário.
A estrutura e conteúdo da WebQuest é conforme a grelha apresentada a seguir. Depois de construída pelo docente, deve ser publicada numa página (ou blogue) da internet, e dada a conhecer aos seus destinatários.

CABEÇALHO
Coloque o título da actividade aqui
Coloque os destinatários aqui (nível de ensino / ano de escolaridade)
Indique a(s) disciplina(s) envolvida(s) aqui
Coloque o tema ou área temática aqui
Coloque o seu nome e endereço de e-mail aqui (criador da webquest)
Coloque uma imagem interessante representando o conteúdo aqui

INTRODUÇÃO
O texto desta secção deve ter os alunos como público-alvo.
Escreva um pequeno parágrafo aqui para apresentar a actividade aos alunos. Se houver um papel a desempenhar (por exemplo: "És um detective tentando identificar um poeta misterioso"), é aqui que deve ficar explicado.
É também nesta secção que se comunicará a Grande Questão (Questão Essencial, Questão Orientadora) em que o WebQuest inteiro está centrado.

TAREFA
Descreva com clareza qual deverá ser o resultado final das actividades dos alunos. A tarefa pode ser:
- um problema ou mistério a ser resolvido;
- uma posição a ser formulada e defendida;
- um produto a ser projectado;
- um assunto complexo a ser analisado;
- um resumo;
- uma mensagem persuasiva ou artigo jornalístico;
- um trabalho criativo
- ou qualquer coisa que exija que os alunos processem e transformem as informações que recolheram.
Se o produto final envolver o uso de alguma ferramenta, mencione-a aqui.
As etapas que os alunos terão de seguir não devem ser enunciadas aqui, mas na secção Processo.

PROCESSO
Para realizar a tarefa, que etapas devem os alunos seguir?
Use o formato de lista numerada para ordenar as etapas do procedimento.
Lembre-se de que todo este documento é endereçado ao aluno, portanto, descreva as etapas usando a segunda pessoa.

RECURSOS
Apresente aqui um conjunto de ligações (links) com informação fidedigna sobre os assuntos a pesquisar.
Se os alunos forem divididos em grupos, identifique as páginas que cada grupo deve consultar (sobretudo, se houver sub-temas diversificados)
[Há quem coloque os Recursos na secção Processo, anulando esta secção]

AVALIAÇÃO
Aqui, dê indicações sobre a forma como os alunos serão avaliados. Pode listar um conjunto de rubricas, numa escala de desempenho.

CONCLUSÃO
Coloque aqui algumas frases que resumam o que os alunos terão realizado ou aprendido ao concluir esta actividade.
Também pode incluir algumas perguntas retóricas ou ligações adicionais para os incentivar a expandir os seus conhecimentos para além desta abordagem.

------------------------------------------------------------------------------

Uma versão mais curta deste modelo é a Caça ao Tesouro, estruturada a partir de um conjunto de questões iniciais, que deverão levar à recolha de informação que será usada para responder à questão final.

CABEÇALHO
Coloque o título da actividade aqui
Coloque os destinatários aqui (nível de ensino / ano de escolaridade)
Indique a(s) disciplina(s) envolvida(s) aqui
Coloque o tema ou área temática aqui
Coloque o seu nome e endereço de e-mail aqui
Coloque uma imagem interessante representando o conteúdo aqui

INTRODUÇÃO
Escreva um pequeno parágrafo aqui para apresentar a actividade aos alunos.

QUESTÕES INICIAIS
Indique aqui um conjunto de questões objectivas que orientem a pesquisa dos alunos e que, no seu conjunto, agreguem informação suficiente para responder à questão final.

RECURSOS
Apresente aqui um conjunto de ligações (links) com informação fidedigna sobre os assuntos a pesquisar.

QUESTÃO FINAL
Indique aqui uma questão complexa a responder ou tarefa a realizar com a informação recolhida antes. Pode ser a elaboração de um pequeno ensaio sobre o assunto pesquisado (p. ex., uma composição com um mínimo e um máximo de palavras).

Sem comentários:

Enviar um comentário