quarta-feira, 20 de maio de 2020

Como escolher uma aplicação na Google Play Store


Para quem tem um dispositivo móvel com sistema operativo Android, ficam aqui algumas dicas para usar a Google Play Store, que é uma plataforma de distribuição de aplicações e outros produtos digitais, alguns gratuitos e outros pagos, sancionados pelos serviços da Google.
Poderemos aceder à Loja no próprio dispositivo onde queremos instalar a aplicação ou noutro computador, através do endereço http://play.google.com/store, fazendo a autenticação com a mesma conta de Gmail utilizada no dispositivo. Daqui, poderemos ordenar a instalação da aplicação escolhida no nosso dispositivo e imediatamente o processo será iniciado.

A primeira coisa a ter em conta é que nem todas as aplicações correm de forma eficaz em todas as marcas e modelos de dispositivos móveis. Algumas não correm de todo. Quando nos é recomendada uma e esta tem um desempenho insatisfatório, o problema pode ser da nossa máquina. Assim, a única alternativa é procurar outra(s) semelhante(s) ou que desempenhe(m) as mesmas funções.
Na Google Play Store, as aplicações estão organizadas por categorias, mas nem sempre isso nos simplifica o trabalho. Por isso, podemos realizar uma pesquisa com um termo de busca significativo. Por exemplo, se pretendermos um «iniciador», devemos inserir este termo na barra de pesquisa. A maioria das respostas serão aplicações com a palavra «launcher» no nome, que é o termo inglês para «iniciador». Portanto, tentemos nova busca com o termo em inglês e haverá bastante mais respostas.
E aí surgem novas interrogações ao utilizador: será que certa aplicação tem qualidade, será que é compatível com o meu dispositivo?
A plataforma Google Play tem um sistema de avaliação efectuada pelos próprios utilizadores. Por isso, na página de cada produto, haverá algures um gráfico com cinco estrelas, traduzindo a classificação deste pelos utilizadores. No entanto, há aplicações que têm 5 estrelas, baseado nas opiniões de meia dúzia de utilizadores e outras têm 4,5, baseado em milhões de opiniões. A opção deverá ser pela segunda. Mas isso não dispensa ler alguns dos comentários dos avaliadores (os positivos e os negativos), que nos poderão fornecer pistas determinantes para a nossa escolha.
Se mesmo assim, o desempenho não nos agradar, a solução é desinstalar a aplicação e experimentar outra. A palavra-chave aqui é: paciência!

Sem comentários:

Enviar um comentário