sábado, 18 de abril de 2020

Scratch: imaginar, criar, experimentar, partilhar, reflectir


Designação: Scratch
Endereço: http://scratch.mit.edu/
Responsável: grupo Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab
Descrição: O Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007 por Mitchel Resnick, do MIT, e uma comunidade em linha onde as crianças podem programar e partilhar histórias, jogos e animações, com pessoas de todo o mundo.
A linguagem é bastante acessível e possui uma interface gráfica que permite que os programas sejam montados como peças de Lego. Utiliza uma sintaxe comum a muitas linguagens de programação. Cada um dos blocos contém um comando e podem ser agrupados livremente, caso se encaixem.
À medida que criam com o Scratch, as crianças aprendem a pensar de forma criativa, a trabalhar de forma colaborativa e a pensar de forma sistemática.
A plataforma pode ser acedida de forma livre, para consultar (e reeditar) os trabalhos publicados ou conceber novos, descarregando-os depois para o dispositivo utilizado. Criando uma conta, é possível guardar e partilhar os trabalhos realizados na própria plataforma.
Está também disponível no formato de aplicações que, depois de instaladas, não necessitam de acesso à internet. Há versões para Windows, Android e MAC-OS.

Sem comentários:

Enviar um comentário