sábado, 12 de outubro de 2019

Jogos com robots de solo - A viagem da vermelhita


Com esta actividade, pretende-se abordar o sistema cardiorrespiratório. No entanto, pode esta ser adaptada a qualquer outro sistema, humano, natural ou artificial. Para isso, basta ter um mapa em tamanho adequado e definir um percurso pelos seus diversos elementos. Sobrepõe-se a este uma folha de plástico transparente com uma quadrícula desenhada com tinta indelével e usam-se as mesmas regras e materiais descritos neste artigo.
Optou-se aqui por redigir um texto ficcional, de forma a tornar a actividade menos formal e mais divertida (ver descrição do jogo mais abaixo).
Uma alternativa poderá ser os alunos começarem por pesquisar a informação sobre o sistema pretendido e criarem eles mesmos o jogo, incluindo o desenho do mapa e o texto narrativo da «viagem».


FICHA DO JOGO
Título
A viagem da vermelhita
Tipo
Jogo de narração
Objetivo
Fazer a «gotinha de sangue» percorrer todo o sistema cardiorrespiratório.
Materiais
1 robot de solo com comandos direcionais (DOC, Mind designer, Bee-bot...)
1 mapa do sistema cardiorrespiratório
1 folha de plástico transparente quadriculada (quadrículas de 15x15 cm) com tamanho igual ao do mapa
1 texto com a história «A viagem da vermelhita».
Jogadores
Equipas de dois elementos (programação a pares): um piloto e um navegador, que trocam de papéis em cada jogada.
Preparação
Colocação da folha de plástico sobre o mapa do sistema.
Constituição e sorteio da ordem de jogo de cada uma das equipas.
Como jogar
Etapa 1 – narração da história
Um elemento de última equipa a jogar lerá a introdução e o primeiro trecho do texto.
A primeira equipa em jogo programa o robot para avançar ao longo do percurso, de acordo com o trecho do texto acabado de ler. O navegador dita as instruções ao piloto; o piloto insere as instruções no robot e dá a partida.
Rotativamente, cada uma das equipas que for jogando lerá a parte correspondente à equipa a jogar em seguida.
Etapa 2 – ficha de verificação de conhecimentos
Recolhe-se o texto e distribuem-se as fichas; cada equipa preenche a sua ficha de verificação de conhecimentos sobre os componentes do sistema.
Ganha a equipa que fizer menos erros.

MATERIAIS PARA DOWNLOAD
Mapa (para imprimir por partes e colar umas às outras)


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