O novíssimo robot da Matatalab, chegado a Portugal este Verão, é um dos mais interessantes recursos para a aprendizagem da Programação pelos mais pequenos. O pacote principal é constituído por um robot, um painel de programação com torre de controlo, diversos blocos com comandos, um tabuleiro em cartão com duas faces, acompanhado por barreiras e bandeiras coloridas. O produto presenta algumas diferenças significativas em relação à maior parte dos do seu género. A começar, o comprimento do «passo», que é de 10 cm, quando a maioria dos outros tem um passo de 15 cm. Isto implica tabuleiros mais pequenos, o que tem vantagens e inconvenientes. Por outro lado, o sistema de programação por blocos físicos (em plástico) torna dispensáveis as habituais «cartas de programar» e os botões de comando incrustados no robot, com muitas vantagens na relação das crianças com o «código», já que a tendência é inserirem os comandos sem planeamento prévio, o que aqui é impossível.
O preço é um pouco superior à média, sem o tornar demasiado caro. A Matatalab é chinesa, mas já tem distribuição para todo o mundo. A comercialização na Península Ibérica é feita por empresas espanholas, mas já há empresas portuguesas a vender, embora a preço mais alto (vale a pena encomendá-lo a uma empresa espanhola, via net). Os folhetos que acompanham os pacotes vêm em várias línguas, incluindo o português.
Para além do pacote principal acima descrito, há complementos para a Música e para o desenho geométrico, sendo este último o mais interessante. Acrescenta blocos com diversos ângulos, três canetas de tinta lavável adequadas ao matatabot e folhetos com exercícios.
Há vários recursos disponíveis em pdf na página matatalab.com, mas com um pouco de imaginação é possível criar e adaptar um sem número de actividades a este dispositivo.
Apresentam-se a seguir, algumas propostas, já testadas com sucesso junto de alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade durante a Code Week 2019.
O preço é um pouco superior à média, sem o tornar demasiado caro. A Matatalab é chinesa, mas já tem distribuição para todo o mundo. A comercialização na Península Ibérica é feita por empresas espanholas, mas já há empresas portuguesas a vender, embora a preço mais alto (vale a pena encomendá-lo a uma empresa espanhola, via net). Os folhetos que acompanham os pacotes vêm em várias línguas, incluindo o português.
Para além do pacote principal acima descrito, há complementos para a Música e para o desenho geométrico, sendo este último o mais interessante. Acrescenta blocos com diversos ângulos, três canetas de tinta lavável adequadas ao matatabot e folhetos com exercícios.
Há vários recursos disponíveis em pdf na página matatalab.com, mas com um pouco de imaginação é possível criar e adaptar um sem número de actividades a este dispositivo.
Apresentam-se a seguir, algumas propostas, já testadas com sucesso junto de alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade durante a Code Week 2019.
ACTIVIDADE
1 – Exploração do tabuleiro fornecido no pacote principal
Materiais: Matatalab –
pacote principal
Preparação: arma-se o
tabuleiro que acompanha o kit e dispõem-se os blocos de programar ordenadamente
sobre a mesa de jogo.
Trabalham-se
os conceitos de «comando» (em frente, para trás, à direita, à esquerda, tocar
música…), «sequência» e «algoritmo» e relacionam-se com os blocos de programar
e com o painel de programação.
Numa
fase mais avançada, trabalha-se o conceito de «iteração» (loop), acrescentando
os blocos correspondentes.
Etapa 1 - Os primeiros
exercícios baseiam-se nas propostas dos cartões que acompanham o kit (níveis 1
e 2).
Etapa 2 - Um grupo define
um ponto de chegada e outro grupo programa o robot até chegar lá. E assim sucessivamente,
até participarem todos os grupos.
Etapa 3 – Com a mesma
dinâmica da etapa anterior, usam-se os obstáculos para tornar o percurso mais
difícil.
ACTIVIDADE
2 – Abordagem à história «O passeio da Dona Rosa»
Materiais: Matatalab –
pacote principal; tabuleiro alternativo (em branco); duas colecções de cartões
com imagens da história, uma com a galinha e outra com a raposa.
Preparação: Num tabuleiro
alternativo, colocam-se vários cartões com imagens da história, numerados de
acordo com a sequência da narrativa. Cobre-se o tabuleiro com uma folha de
plástico transparente. Sobre a mesa, está uma pilha de cartões virados para
baixo com os «acidentes» da raposa.
Etapa 1 - Começa-se por apresentar a capa
do livro e pedir aos alunos que avancem com hipóteses sobre o desenrolar da
história.
Etapa 2 - Cada grupo programa o robot para
o fazer chegar a um cartão. Quando o conseguem, tiram o cartão de cima da pilha
que está sobre a mesa e descobrem o que acontece à raposa.
Etapa 3 – Terminado o percurso, volta-se
ao livro e cada grupo lê em voz alta a parte da história que programou no
tabuleiro. No final, faz-se um debate sobre a história.
ACTIVIDADE 3 – Desenho geométrico (pacote Artista)
Materiais: Matatalab –
pacote principal; pacote «Artista»; folhas grandes de papel ou mesa lavável +
pano e água; folhas de papel e lápis para cada grupo.
Preparação: Sobre a mesa de
jogo, coloca-se uma folha grande de papel. Se a mesa for lavável, pode
trabalhar-se directamente sobre esta.
Acrescentam-se
os blocos com os ângulos aos restantes blocos de programar.
Insere-se
uma caneta no robot.
Etapa 1 – Como demonstração,
executam-se os exercícios de alguns cartões que acompanham o kit (quadrado e
triângulo).
Etapa 2 - Explica-se (ou
relembra-se) aos jogadores que a soma dos ângulos de um polígono regular é
sempre de 360º, excepto no triângulo, que é de 180º.
Cada
grupo, que deve ter papel e lápis, escolhe um polígono (excepto os que já foram
experimentados) para o robot desenhar. De acordo com o número de lados,
calculam o(s) ângulo(s) respectivo(s). Escrevem no papel os passos do
algoritmo. Inserem no painel de programação os blocos correspondentes ao
algoritmo e dão a ordem de partida. Se houver erro(s), identificam-no(s) e
corrigem-no(s) e voltam a dar ordem de partida.
Etapa 3 – Cada grupo
escolhe uma figura complexa (casa, estrela de cinco pontas, barco…) e programa
o robot para a desenhar, de acordo com a metodologia da etapa anterior.
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