segunda-feira, 14 de outubro de 2019

«Aprender fazendo com o micro:bit» um projecto transdisciplinar


O BBC micro:bit (também conhecido como Microbit) é um minúsculo microcomputador de placa única criado pela BBC. Anunciado em 2015, começou a ser distribuído nas escolas do Reino Unido  em 2016. A partir de 2017, espalhou-se pelo resto do mundo.
Teve o apoio inicial da Microsoft, da ARM e da Samsung, alargado posteriormente
a dezenas de empresas de todo o mundo.
O objectivo principal do dispositivo é ajudar as crianças a aprender a programar e a criar com a tecnologia, através de projectos criativos que combinam os mundos digital e físico.

Apesar do seu tamanho reduzido (é menor que um cartão de crédito) integra diversos componentes como uma matriz de 25 leds, dois botões programáveis, cinco «pins» de ligação externa (que podem ser ampliados para 21 com uma placa de expansão), bússola, termómetro, acelerómetro, rádio, bluetooth e sensor de luminosidade. Os «pins» permitem ligá-lo a uma multiplicidade de sensores e actuadores externos, bem como a outros dispositivos como, por exemplo, robots.
A aplicação MakeCode
É programável com várias aplicações em Windows, IOS e Android, sendo as mais relevantes o Microsoft MakeCode for micro:bit (blocos e javascript) e o MicroPython (python), correndo ambas num navegador da internet e dispensando instalação.
O portal da Fundação Micro:bit dá acesso a imensos tutoriais, actividades, projectos e outros recursos da comunidade micro:bit mundial.
Destinado aos alunos do 1.º CEB, desenvolvemos várias actividades com alunos do 3.º e 4.º anos, depois de os iniciarmos à programação por blocos (code.org e Scratch). A adesão foi imediata, sobretudo quando os alunos perceberam que, para além de desenvolverem os seus conhecimentos de programação, podiam utilizar imediatamente os seus «inventos».
O projecto desenvolvido, a que demos o nome «Aprender fazendo com o micro:bit», teve como objectivos fomentar a articulação curricular, criar oportunidades de aprendizagem significativa, fornecer acesso a tecnologias e recursos, expandindo o ambiente de aprendizagem, demonstrar como a programação, associada à ciência, à tecnologia e às artes, contribui para a resolução de problemas e necessidades do quotidiano e desenvolver, entre outras, as capacidades de abstracção, raciocínio lógico, identificação e resolução de problemas, criatividade e trabalho em equipa.



Ao longo de um ano lectivo, os alunos começaram por explorar os componentes incluídos na placa micro:bit, animando o painel de LEDs com texto e imagens e criando um pedómetro, um termómetro e uma bússola, que foram usados para jogos e medições ambientais, enviaram mensagens via rádio e criaram um jogo «Pedra, papel ou tesoura» e outro do «arame eléctrico».
Posteriormente, os alunos fizeram pesquisa na internet sobre o ciclo da água, escreveram textos ficcionais sobre o tema e criaram livros interactivos em que cada episódio / fase do ciclo era animado com os leds do micro:bit.
A concluir, cada turma envolvida escolheu um projecto final. Foram construídos um robot sensor de ruído, um carro telecomandado e um contador de golos.
Outra turma, que aderiu ao projecto mais tarde, construiu um painel interactivo sobre o ciclo da água.
Ao longo do projecto, foram trabalhados articuladamente com as professoras titulares de turma conteúdos das disciplinas de Matemática, Português, Inglês, Estudo do Meio, Expressão Plástica e Educação Física, para além dos de Iniciação à Programação.
O balanço final feito pelos alunos foi de que o micro:bit:
1. é fácil de programar e utilizar por crianças da sua idade;
2. é uma forma divertida de aprender;
3. permite aprender e/ou aplicar conteúdos das várias disciplinas;
4. permite inventar soluções tecnológicas para diversos problemas.

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